Próteses vintage – a ortopedia técnica de séculos passados (parte 2)
Na segunda matéria da série especial Próteses vintage – a ortopedia técnica de séculos passados, novas fotos de próteses, todas do século 19. Mesmo rudimentares, natural para a época em que foram criadas, confeccionadas e/ou adaptadas, elas sinalizavam a funcionalidade como principal objetivo dos componentes protéticos, produzidos basicamente à base de madeira e ferro fundido.
1. Perna de madeira, século 19
Fonte: ebay.com
2. Perna de madeira e ferro, século 19
Fonte: rádio-guy.net
3. Prótese-órtese de ferro e madeira com pé articulado, século 19
Fonte: rádio-guy.net
4. Braço de madeira feito com cano de espingarda, século 19
Este braço artificial data de meados do século 19 e revela a existência de um projeto de engenhosidade e oportunidade. Ele foi formado a partir do barril de madeira de um rifle ou espingarda. Para ativar o mecanismo de agarrar na ponta da prótese, o usuário pressionava uma alavanca ao lado do braço contra a lateral do próprio corpo.
Fonte: invention.smithsonian.org
5. Mão articulada de madeira, século 19
Uma mulher, provavelmente usava essa mão de meados do século 19. A prótese escorregou sobre o coto de seu braço e foi atado firmemente. A abertura lateral indica que a usuária tinha seu próprio polegar. Os dedos de madeira, embora articulados e flexíveis, não tinham mecanismo de bloqueio que permitisse que a pessoa segurasse um objeto.
Fonte: invention.smithsonian.org
6. Mão articulada de madeira, século 19
Já essa mão foi moldada a partir de madeira compensada. Os dedos articulados eram ativados por um cabo interno que ligavam o dedo polegar ao dedo indicador.
Fonte: invention.smithsonian.org
Deixe um comentário
Gostaria de participar?Sinta-se a vontade para contribuir!