Roupa feita com impressora 3D ‘reage’ a mudanças no ambiente

Um novo tipo de roupa que usa material feito por uma impressora 3D pode mudar de aparência quando detecta que seu usuário está sendo observado. Há uma uma câmera que identifica o rosto de quem está a sua frente, registrando características como sexo e direção do olhar.

A camiseta, chamada “Caress of the Gaze” (“Carícia do olhar”), foi criada pela designer Behnaz Farahi para simular atributos da pele humana que fazem seu aspecto mudar de aparência dependendo do estímulo do ambiente.

A roupa foi criada com uma impressora 3D Objet500 Conex usando materiais que possuam características similares à pele humana, como flexibilidade e densidade. Desta forma, dependendo do contexto, a túnica pode ficar rígida ou macia, imitando como a própria epiderme reage a estímulos.

A mudança de forma ocorre graças a uma pequena câmera embutida no tecido. O dispositivo é capaz de identificar o rosto de pessoas, descobrindo seu sexo e a posição de seu olhar. Quando percebe que o usuário está sendo observado, emite um sinal que muda o formato do material graças a uma técnica chamada de Shape Memory Alloy, que imita o funcionamento de músculos.

No momento, a Caress of the Gaze é apenas um experimento artístico, destinado a mostrar as possíveis interações entre arte, design, moda e tecnologia, inspirados por sentidos naturais. Não há previsão de que a roupa seja vendida nem quanto o produto custaria.

Fonte: Techtudo • Via Behnaz Farahi e BBC