Anvisa visita empresa de Instituto de Biofabricação

Visando conhecer melhor novas tecnologias, a Anvisa visitou, nos últimos dias 24 e 25 de outubro, a EVA Scientific, empresa spin-off do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (BIOFABRIS), localizada em Campinas-SP. A EVA desenvolve linhas de pesquisa fundamentadas em métodos de engenharia de tecidos envolvendo colágeno e dispositivos biorreatores para fabricação estrutural, além de cultivar componentes celulares de tecidos.

Leia mais

Impressora 3D para construção que emprega argila, concreto, cerâmica e até madeira como matéria-prima

Aos poucos, a indústria da construção tem despertado para as oportunidades de inovação proporcionadas pela impressão 3D. Enormes robôs que usam concreto como matéria prima para imprimir em 3D já estão provando seu valor em uma série de projetos de pesquisa, com é o caso da empresa chinesa WinSun, que usa impressão 3D para criar casas inteiras, apartamentos e quintais. Várias outras empresas estão seguindo o mesmo caminho: na semana passada, a suíça LafargeHolcim e a startup francesa XtreeE anunciaram a impressão 3D do primeiro elemento estrutural em concreto da Europa, com impressionantes 4 metros de altura.

Leia mais

Carros da BMW poderão ter peças feitas em impressora 3D no futuro

Montadora participa de testes de 1ª máquina voltada para indústrias. Fabricante HP diz que tecnologia será comum em 2022.

A HP apresentou em Maio deste ano, a primeira impressora 3D com capacidade de produção em escala industrial. A BMW é a única montadora as empresas que participam do desenvolvimento do projeto; o grupo inclui marcas de outros segmentos, como Nike, Johnson&Johnson, Basf e Siemens.

Leia mais

IMPRESSÃO 3D INOVA COM MODELOS DE CADEIRAS DE RODAS

As cadeiras de rodas nem sempre são confortáveis ou fáceis de manusear. Pensando nisso, pesquisadores têm investido em tecnologias que permitem a melhoria dos protótipos para quem necessita. Nos últimos dias, dois modelos com funcionalidades diferentes foram apresentados: um por uma empresa de design de Londres, Inglaterra, e outra pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil.

Leia mais

Inscrições abertas para a VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos do Cotuca

Estão abertas as inscrições para a VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, que acontecerá no Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar da Unicamp em Campinas, SP em 7 de outubro de 2016. O evento é organizado pelo Cotuca e tem por objetivo estimular a troca de conhecimento a fim de contribuir para o ensino técnico e o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do País.

Leia mais