Carros da BMW poderão ter peças feitas em impressora 3D no futuro

Montadora participa de testes de 1ª máquina voltada para indústrias. Fabricante HP diz que tecnologia será comum em 2022.

A HP apresentou em Maio deste ano, a primeira impressora 3D com capacidade de produção em escala industrial. A BMW é a única montadora as empresas que participam do desenvolvimento do projeto; o grupo inclui marcas de outros segmentos, como Nike, Johnson&Johnson, Basf e Siemens.

hp-impressora

HP desenvolve impressora 3D para produção em escala industrial (Foto: Divulgação)

Segundo a fabricante da impressora, ela é 10 vezes mais rápida do que qualquer outra 3D e o custo por peça é metade do que os concorrentes conseguem obter.

O projeto começou há 5 anos. Os próximos passos no desenvolvimento são a impressão em cores e em mais tipos de materiais, e aperfeiçoamentos para alcançar texturas, transparência e flexibilidade, conforme desejado, e possibilidade de condução elétrica.

“A BMW é pioneira e costuma estar entre as primeiras a adotar tecnologias inovadoras no campo da manufatura, especialmente para protótipos de carros conceito. Para a rota futura de produção de partes em série e customização (de carros), vemos um grande potencial na parceria com a HP para pesquisar essa nova tecnologia em estágio inicial”, disse Jens Ertel, diretor de Manufatura Aditiva da BMW.

A HP acredita que, em 2022, a impressão 3D será uma tecnologia de produção em larga escala estabelecida na indústria.

A adoção do sistema deverá mudar não só a cadeia de produção industrial como a forma de fazer negócios, completou a empresa.

Fonte: Auto Esporte – Globo.com