Tartaruga amputada ganha nadadeira artificial e volta a nadar

Hofesh foi resgatada por equipe e teve duas patas amputadas. Estudante de design desenvolveu nadadeira artificial.

Uma nadadeira artificial desenvolvidas por um estudante de design industrial possibilitaram que uma tartaruga-verde com as patas esquerdas amputadas voltasse a nadar livremente.

A tartaruga Hofesh – nome que significa “liberdade” em hebraico – foi resgatada com ferimentos no Mar Mediterrâneo pela equipe da organização israelense “Sea Turtle Rescue Center”. As patas esquerdas tiveram de ser amputadas, o que a tornou incapaz de nadar.

Ela foi levada a um centro de reabilitação animal em Israel, onde o estudante Shlomi Gez, que tinha lido sobre o caso de Hofesh pela internet, resolveu criar um aparato para ajudar a tartaruga.

Ele criou uma nadadeira de poliprolipeno. “A nadadeira permite que o peixe mantenha o equilíbrio; então eu decidi adaptar a ideia para a tartaruga”, diz o estudante.

Agora, Hofesh consegue nadar novamente e até arranjou uma parceira. Os pesquisadores querem que o macho se reproduza com outra tartaruga do centro de reabilitação, uma fêmea que ficou cega em um acidente com um barco.

Equipe cuida da tartaruga Hofesh, que teve as duas patas esquerdas amputadas (Foto: Reuters/Baz Ratner)

Fonte: G1 – globo.com

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de participar?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.